02/06/2009

As Fábulas do Vovô Pinel









Vovô Pinel (Fernando Cattony), Raposão (Castro Segundo) e os Pequenos Autores das Fábulas

No sábado dia 23 de maio, tivemos o imenso prazer de levar mais uma vez ao público as "Fábulas do Vovô Pinel", um espetáculo de construção de histórias em que as crianças entram em contato com uma das formas mais antigas de se contar uma história, a fábula, sendo que além de ouvir, a criançada teve a oportunidade de botar a cuca pra trabalhar e criar suas próprias fábulas. Parabéns ao Colégio Farias Brito por manter um espaço de apreciação da arte voltado para as crianças e parabéns aos pequeninos que toparam o desafio e nos presentearam com divertidas historinhas criadas por eles. Aí vão dezesseis fabulas que selecionamos para entrar no blog. Um abraço para todos e até a próxima.


Fábulas do Vovô Pinel

Ana Letícia
O Palhaço Lalá


Era uma criança muito pequenina, era uma menina que dizia para sua mamãe, “quando eu crescer quero ser um palhaço” e a mãe dele dizia: você pode ser palhaço, é muito importante ser um palhaço e divertir as crianças e faze-las sorrir sim.
Moral da história: Devemos levar a vida sempre sorrindo e felizes sem estress.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
Nathália Serpa
O Jacaré e a Tartaruga

Era uma vez um jacaré que falou: Oi Tartaruga, vamos brincar.
Oi Jacaré vamos brincar sim, mas só que a gente não vai sair daqui. Ta bom.
Ai.
O que foi Jacaré.
É que entrou um espinho no meu pé.
Eu tiro pra você... Viu, eu disse que tirava.
Obrigado.
Moral: Devemos ajudar os amigos.

Raquel Nunes Lima
Vovô Pinel e a Raposa

Era uma vez a Raposa que morava no mato e com o Vovô Pinel.
Ela se tornou boa vizinha.

Sofia Fátima Oliveira Hossein
O animal que não dividia


Era uma vez um Jacaré que não dividia com os outros animais. Aí o animal perguntou se podia beber a água, mas ele não dividiu. O coitadinho do animal ficou com tanta sede que morreu.
Moral: Devemos repartir o que temos.

Amanda da Silva Nunes
A raposa Amiga

Era uma Vez uma Raposa muito diferente. Ela era amiga de todos os animais, era muito carinhosa e divertida e gostava muito de colher frutas e pescar com seus colegas.
Certo dia ela ficou muito doente e todos os seus amigos se reuniram para cuidar dela e ela ficou contente e logo ficou boa.

Vitor Espindola
O Astronauta e a raposa.

Era uma vez uma raposa e um astronauta que estava sem nada pra comer, e a raposa era boazinha e deu metade da comida. Então recebeu um galinheiro e deu metade para o astronauta pobre.
Moral: Quem ajuda leva prêmio.
­­­­­­­­­­­­­
Taynah Moura Mota
A Raposa Inteligente

Era uma vez uma Raposa muito inteligente que queria comer. Aí ela resolveu ir à casa da Cegonha comer alguma coisa. Ao chegar lá disse à Cegonha que lá fora tinha uma amiga dela chamando ela. Então pegou todos os alimentos e escondeu em seus lindos pelos.
Então no final a Cegonha voltou e percebeu que não tinha mais nenhum alimento e a Raposa tinha ido embora e não havia ninguém na porta. Moral: Nunca acredite numa raposa.

Ana Gabriela
A Raposa Boa

Era uma vez uma raposa que fazia as crianças e o vovô os adultos sorrirem e as crianças também.

Thais
A raposa e a galinha


Era uma vez uma raposa que adorava brincar. Uma galinha apareceu e disse: acho que vou armar um plano.
Cavou para a raposa cair dentro do buraco.
A raposa viu que tinha um buraco e desviou.

Vitor
A raposa e as Uvas

Numa bela tarde de sol uma a raposa viu umas uvas. Ela estava com fome e resolveu come-las, mas ela era muito baixa e tentou de tudo para pegar as uvas. Aí a raposa teve uma idéia, chamar mais bichos para lhe dar apoio para pegar as uvas e então ela conseguiu.
Moral: uma coisa que você não consegue, peça ajuda a alguém.

Lívia Helen Sousa Reis
A Raposa e a Galinha

Era uma vez uma raposa, ela gostava de comer galinha e um belo dia ela encontrou uma galinha e disse: “Dona Galinha vem até aqui dançar” e logo a galinha foi dançar e a esperta raposa a comeu. Depois encontrou outra galinha que conseguiu enganar também. E depois na terceira tentativa ela se deu mal porque ela tentou comer duas galinhas de uma só vez e passou mal que explodiu.
Moral: quem engana muitas vezes um dia a casa cai.

Maria Clara
O Paraíso das Raposas

Era uma vez um mundo que as raposas adoravam, não tinha cachorros, os cachos de uvas eram baixos e tinha muitas galinhas. É, mas depois, a raposa viu que estava sonhando.
Moral: Nem sempre a vitória é importante.

Isac Rômulo
O Cão e a Raposa

Era uma vez um cão que estava comendo sua ração e a raposa esperta apareceu e perguntou: “Hei amigo, você é tão bonito”. E o cão pensava que era verdade e disse para a raposa, “vamos comer esse jantar delicioso” e a raposa comeu o jantar do cão todinho. O cão ficou com raiva e expulsou a raposa e ela ficou triste.
Moral da história: não conte mentira, vai se dar mal.

Pedro Vitor Pontes
O dia que a raposa se deu bem.

Era uma vez uma raposa que gostava de uvas e então achou umas uvas numa árvore e tentou tudo para pegar. Pensou, pensou e se lembrou de subir na árvore, então pegou as uvas.
Moral: nunca desista do seu objetivo.

Rosália de Azevedo
A Raposa e o Lobo

Numa bela tarde de sol o lobo estava se exibindo porque ele era forte e inteligente, mas a raposa não querendo se passar para trás, resolveu fazer uma bagunça com o lobo. “Vamos ver que quem pula mais alto?” e a raposa venceu, quem pula mais alto, a raposa venceu, claro que o lobo não quis ficar pra trás, então ele resolveu fazer outra competição, que é mais inteligente e o lobo venceu quem é mais forte.
Moral: a chuva é alta mas corre em nossos pés.

José Vitor da Costa Pereira
A Raposa e a Galinha

A raposa, doida pra comer uma galinha, pegou e se fez de amiga da galinha e ficou dizendo: - Você quer ir a minha casa?
A galinha pegou e foi, quando viu ela ficou desesperada, porque viu um caldeirão.
A raposa pegou a galinha e comeu.
Moral: não vá mentir para os outros, não serão mais seus amigos.
VALEU GAROTADA!!!

Nenhum comentário: